Sônia Maria Lemos Bayma Marques

quinta-feira, 28 de abril de 2011

SERÁ O FIM SACOS PLÁSTICOS?


Os plásticos são utilizados em quase todos os setores da economia: Agrícola, Construção Civil, Têxtil, Lazer, Telecomunicações, Eletro-eletrônicos, de Calçados, Móveis, Alimentos, Médico-hospitalar, Aviação, Distribuição de energia Elétrica e em grande escala no segmento das embalagens.

Polietileno de Alta Densidade - P.E.A.D.
Embalagens para detergentes e óleos automotivos, garrafeiras, tampas, utilidades domésticas, sacolas de supermercados, garrafeiras, etc.Polietileno de baixa densidade - P.E.B.D. / P.E.L.B.D.
Filmes para embalar leite e outros, alimentos, filmes para fraldas, bolsas para soro, sacos para lixo, sacolas para supermercados, etc.    PET (Polietileno Tereftalato)
Garrafas e frascos para uso alimentício, hospitalar e outros, cosméticos, bandejas para microondas, filmes para áudio e vídeo, fibras têxteis, etc.Polipropileno - P.P.
Potes, embalagens industriais, tubos para água quente, fibras para tapetes, utilidades domésticas, fraldas e seringas descartáveis, filmes para embalagens e alimentos, etc.Poliestireno - P.S.
Aparelho para barbear descartáveis, potes para iogurtes, bandejas de supermercados, geladeiras (parte interna das portas), frascos, pratos, tampas, brinquedos, etc.
Outros
Este outro segmento podemos encontrar os seguimentos de EVA, ABS/SAN, PA e PC.
Chinelos, pneus, acessórios esportivos e náuticos, corpos de computadores, solados, autopeças, etc.
http://www.injetcril.com.br/plastico.html



O plástico reina com absoluta tranquilidade.
Foram desenvolvidos materiais plásticos biodegradáveis que prometem, a um custo um pouco maior, resolver o problema ambiental causado pelos sacos comuns. Consta que um saco plástico comum pode demorar cerca de 100 anos (dependendo da exposição à luz ultravioleta e outros fatores) para se decompor, enquanto que o novo material levaria cerca de 60 dias.
O uso desenfreado de sacos plásticos está comprometendo a sustentabilidade do meio ambiente, então porque continuam fabricando. É uma grande piada, preservar o meio ambiente querendo vender sacolas retornáveis cheias de propagandas de suas redes.
Preservando o meio ambiente? Eles querem vender suas sacolas retornáveis cheias de propagandas de suas redes. Porque não entregam as sacolas retornáveis de graça, ai ninguém quer! Voltaremos a comprar sacos de lixo? Onde está o ganho ambiental? Quem lucra realmente com isso? Pensem! Não significa, que eles estão pensando no meio ambiente, pois o interesse maior é vender as sacolas retornáveis. O que os empresários pensam não é em sustentabilidade e sim no poder dos lucros.

Um comentário:

  1. PET signigica Polietilenotereftalato e não Poliestileno como consta.

    ResponderExcluir