Sônia Maria Lemos Bayma Marques

domingo, 2 de setembro de 2012

Tapete Persa



 
 
 

TAPETE PERSA

Para muitas pessoas, o mundo do tapete oriental é misterioso e irresistível. Os tapetes persas são considerados por muitos como os mais belos e antigos tapetes do mundo. Hoje reconhecido como uma obra de arte para o chão ou parede, aconselha-se comprar o tapete antes de começar sua decoração ou se já estar tudo em seu lugar, é procurar um tapete que se encaixa de uma maneira que dê um toque de beleza à sua casa.

A lã é o material mais comum para tapetes, mas o algodão é freqüentemente usado para a confecção de tapetes a serem utilizados em ambientes mais populares. Tapetes orientais normalmente são nomeados pela região onde foi feito e têm uma grande variedade de desenhos, cor, tipos de tecido e a técnica de tecelagem. Até recentemente, apenas corantes orgânicos eram utilizados para tingir a lã de tapetes orientais hoje se usa muito corante sintético.

Modo de uso:

Dentro de um ambiente, o tapete deve estar a uma distância de 30 a 50 cm das paredes para que se veja o piso que está embaixo. Na sala de jantar, as cadeiras devem ficar dentro da área do tapete mesmo quando estiverem em uso. Na sala de estar, aconselha-se que o tapete fique na mesma linha do sofá, delimitando o ambiente, ou entrando de 10 a 30 cm por baixo dele. Se ele tem barras laterais, é importante que ao menos um dos lados fique aparente.
Tapetes redondos combinam com decorações mais modernas e são difíceis de usar, uma dica é que tudo fique sobre ele e vamos deixá-los para os espaços maiores. O tapete persa não precisa combinar com o tecido do sofá, pois, como as obras de arte, ele é uma das estrelas do ambiente. Em um corredor, esticar o comprimento para preencher o espaço, mesmo deixando espaço em ambos os lados para o contrapeso. E se você pretende colocar toda a mobília no corredor, mantê-la fora do tapete.


Arquitetura

Como se trata de uma obra de arquitetura, o tapete é confeccionado a partir de um plano (chamado 'cartão'), que mostra a composição, a disposição da decoração e a dos motivos. Um mestre (em persa: ostad), não obrigatoriamente um tecelão, mas sim, quase um pintor, desenha o cartão. O esquema de um tapete reproduz muitas vezes o de uma encadernação de manuscrito; ambas as artes estão intimamente ligadas já que seus desenhistas são muitas vezes os mesmos pintores. Distinguem-se dois tipos: esquemas orientados e não orientados.

As diferentes partes de um tapete têm os seguintes nomes:
  • Bordas secundárias: podem ser internas ou externas (em relação à borda principal) e são mais ou menos numerosas e mais ou menos estreitas. Às vezes, as bordas externas são de uma só cor.
  • Borda principal: completa a ornamentação do tapete e proporciona um equilíbrio ao conjunto.
  • Campo: é constituído pela parte interna do tapete, delimitado pelas bordas.
  • Cantos: os cantos são formados pelos ângulos do campo.
  • Medalhão central: os medalhões são de formas variadas: circular, oval, em forma de estrela ou poligonal.

Esquemas orientados

Distribuem-se ao longo de um único eixo de simetria e impõem um sentido ao tapete, que só pode ser visto a partir de um único ponto. Os tapetes figurativos são concebidos muitas vezes desta maneira. Também é o caso dos tapetes de oração, que têm um campo adornado com um arco ou nicho chamado mihrab.

Esquemas não orientados

Estes tapetes podem ser vistos de qualquer posição já que seus desenhos não estão orientados. A decoração é feita de motivos contínuos, ou de motivos semelhantes repetidos até cobrir a totalidade do campo.

Partes de um tapete


 

 Descrição de 3 tipos diferentes tapetes persas:

 Tabriz

A partir da antiga cidade de Tabriz, no noroeste do Irã, estes tapetes
podem conter uma variedade de padrões, a maioria é formal e caracteriza-se por uma grande medalhão central. O campo mais frequentemente consiste de hastes curtas, folhas, flores, ou projetos de pêra. Os tapetes são muitas vezes utilizados materiais como seda e lã, com ênfase na seda. Tapetes Tabriz podem ser confeccionados em diferentes tamanhos. A sua maioria é de tamanho médio, mas tapetes maiores também podem ser encontrados. As cores vermelho escuro e azul intenso predominam, com o marfim formando um belo contraste. Outras cores tais como verde claro, azul e marrom são encontrados em tapetes mais novos.

Afshar

O Afshar é uma das grandes tribos de tecelagem da Pérsia. Quando tapetes Afshar tapetes persas outras formas de comparação, vemos que, em geral, são menores. Os tapetes Afshar são geralmente simétrica e um ou dois diamantes(
forma de diamante os medalhões) em conjunto um grande hexágono é comum. Afshar cor do tapete é muitas vezes escuro e muitos-para-moderada e utiliza de materiais de lã ou algodão.

Baluch

Baluch tapetes são um tipo de tapete que vem do povo Baluchi, para que eles também são conhecidos como tapetes tribais e pode ser encontrado nas regiões do sul do Irã. Estes são feitos à mão e muitas vezes mostram a cultura e história da população local. Baluch tapetes devem ser único, porque eles são feitos à mão.









 
 
 
 
 
 
SERVIÇO:

Casa Cor 2011 – Galeria de Arte

Arquitetos: Sônia Bayma, Monica Pamplona, Liana Cavalcante e Gustavo Carvalho.


Tapete Bete Cunha - www.betecunhatapetes.com.br


http://www.ebytv.com/index.php/tapetes/130-tapete-persa-resumo

http://cotedetexas.blogspot.com.br/2010/05/seagrass-free-zone.html


http://pt.wikipedia.org/wiki/Tapete_persa


Nenhum comentário:

Postar um comentário